Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde recuou na orientação que havia dado aos estados e municípios e decidiu retirar da fila de vacinação as crianças e adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A justificativa para a decisão foi que a este público apresenta sintomas leves ou é assintomático quando contrai a covid-19. No entanto, em vídeo publicado em suas redes sociais ainda ontem (16), o governador Wellington Dias anunciou que o Piauí vai vacinar este público alvo de acordo com o que recomenda a ciência e a própria Organização Mundial de Saúde.
Vale lembrar que pelo menos 54 municípios no Piauí já começaram a vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos com doses recebidas anteriormente. Estas cidades, pelo que afirma o governador, poderão dar continuidade à vacinação deste público-alvo, recebendo a partir desta semana, as doses específicas para isto. A distribuição das vacinas já deve iniciar no final de semana.
Em seu comunicado, Wellington Dias diz que está seguindo a ciência, balizado pelas orientações da OMS, do Comitê Científico do Nordeste – do Consórcio Nordeste – e pelo próprio Comitê Estadual de Operações Emergenciais contra a Covid-19, o COE.
“No Piauí, vamos continuar seguindo a ciência. A orientação é do nosso Comitê Científico, que está integrado com cientistas do Brasil, do mundo e da própria OMS. Através da Sesapi, estamos encaminhando a continuidade da vacinação para abaixo de 18 anos. Queremos proteger nossas crianças e adolescentes e a ciência já recomenda com segurança a vacina da Pfizer”, explicou Dias.
Ascom PI