Passados mais de dois anos de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19, a cidade de Corrente, que já teve a alcunha de capital da cultura, volta a agitar o meio cultural com o lançamento de importantes obras literárias que fazem o resgate histórico, social, econômico e cultural da cidade polo do Extremo-Sul, na noite do próximo sábado, 7 de maio, na Casa da Cultura Cel, Benjamin José Nogueira.
O primeiro deles, História e Geografia de Corrente, teve há dois anos o seu lançamento adiado por causa da pandemia. De autoria de Edilson de Araújo Nogueira, Maria do Socorro Sousa Silva Amorim, Raimunda Maria da Cunha Ribeiro e Zilneide Barros Matias, a obra apresenta aspectos sociais, políticos e culturais do município, divididos didaticamente, facilitando ao leitor o percurso histórico dos fatos.
A ideia deste livro nasceu a partir da iniciativa do então vereador Dionísio Júnior, hoje vice-prefeito e secretário de Saúde, e do advogado, historiador e escritor Edilson, enquanto vereador, no ano de 2013, que propôs através de projeto de lei a implantação das disciplinas de História e Geografia de Corrente na matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino. O projeto virou a Lei nº 542/2013 e foi sancionada pelo ex-prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros.
“Percebendo que a educação só tem a ganhar com essa iniciativa, nós resolvemos abraçar esta causa. Durante dois anos de trabalho, quase sem descanso, a palavra foi DETERMINAÇÃO e a expressão foi TRABALHO COLETIVO”, ressaltam os autores.
Através da obra, eles esperam inspirar, professores e alunos, a se aprofundarem ainda mais na história e geografia do município, assim como eles mesmos foram instigados pela pesquisa.
No mesmo evento, acontecerá o lançamento do livro "Quem é fulano de tal", da correntina Zilneite Rocha, que fez uma minuciosa pesquisa dos logradouros e prédios de Corrente, descrevendo a vida dos homenageados; além dos lançamentos dos livros "Formação de professores e valorização do magistério" e "Estado democrático e gestão educacional", da Dr.a Raimunda Maria da Cunha Ribeiro.
A solenidade acontecerá partir das 19h30min, onde toda a comunidade é convidada a prestigiar. A partir da data, os exemplares estarão disponíveis para venda na própria Casa da Cultura.

Fonte Portal Corrente