O delegado João Rodrigo de Luna e Silva foi demitido da Polícia Civil do Piauí. A portaria, assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial.
O Cidadeverde.com apurou que a demissão está relacionada a liberação irregular de um preso que responde a vários procesos, inclusive por tráfico de drogas. O caso aconteceu em novembro do ano passado. A punição foi determinada após um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Rodrigo Luna ainda respondeu a outros quatros processos administrativos na Polícia Civil, um deles por entregar atestado médico para justificar ausência no trabalho policial e no mesmo dia ser flagrado dando aula numa faculdade particular.
A portaria, publicada no Diário Oficial, diz que a demissão do agora ex-delegado acontece em virtude de ações que vão de encontro aos incisos XIII e XLIV, art. 58, da Lei Complementar nº 37/04.
O que diz a Lei:
Art. 58º Ao policial civil é proibido:
XIII - praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial;
[...]
XLIV - eximir-se do cumprimento do dever policial;
A portaria determina ainda que o servidor seja notificado, para tomar conhecimento da decisão e, também, para que ele faça a entrega "de carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor".
A decisão determina ainda à Gerência de Gestão de Pessoas " que proceda o registro da demissão nos assentamentos funcionais do servidor processado, bem como adotar as providências quanto aos efeitos da referida penalidade".
João Rodrigo Luna não foi localizado pelo Cidadeverde.com para comentar a demissão. O espaço segue aberto.
Procuradas, a Secretaria de Segurança e a Delegacia Geral da Polícia Civil não se manifestaram.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Piauí, Higgo Martins, tomou conhecimento da decisão e disse acionou a assessoria jurídica da entidade para adotar as providências cabíveis.
Foto: Reprodução/Instagram

Em 2021, Rodrigo Luna pediu exoneração do cargo de delegado regional de Parnaíba. À época, ele não explicou a decisão, mas fez duras críticas ao gestores da segurança e adiantou nas redes sociais que saia do cargo "por não concordar com as políticas adotadas pela gestão".
Rodrigo Luna ficou à frente da Delegacia Regional de Parnaíba por um ano e cinco meses. O então delegado continuou atuando na Polícia Civil, em Parnaíba, até a data de sua demissão
Rodrigo Luna é natural de Recife (PE) e concorreu a uma vaga de deputado estadual no Piauí nas eleições de 2022, pelo PL. Ele obteve 1582 votos.
Fonte: Cidade Verde