A Polícia Federal está realizando operação no Piauí contra supostos fraudadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Parnaíba e Cocal, na região Norte do Piauí. O grupo é suspeito de desviar R$ 3 milhões da instituição.
A operação foi batizada de "Falsas Aparências", porque os fraudadores utilizavam documentos falsos para dar entrada em benefícios previdenciários no INSS. Um dos membros do grupo também simulava o exercício legal de profissões para justificar o alto padrão de vida que ostentava nas redes sociais.
A investigação apontou que os suspeitos buscavam pessoas interessadas em dar entrada em benefícios na previdência social e falsificavam os documentos utilizados para realizar os pedidos junto ao órgão.
Apurou-se, ainda, que os investigados manipulavam advogados para a formulação dos pedidos dos benefícios fraudulentos. Até o momento, foram identificados mais de 100 benefícios com indícios de fraude.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é composta pela Polícia Federal – PF, pelo Ministério da Previdência Social – MPS e pelo Ministério Público Federal – MPF, atuando de forma integrada no combate a crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista.
cidade verde