O comandante, subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar em Uruçuí, no sul do estado, foram afastados de suas funções nesta segunda-feira (31). O tenente coronel Marcos Aurélio Hortêncio Santos e o major Antônio de Oliveira Sousa se apresentaram no quartel do comando geral em Teresina ao meio-dia de hoje. Assume interinamente o batalhão, o major Francílio Alves de Moura, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) que vai acumular as duas funções.
Além deles, o comandante e subcomante da 3ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental do Comando de Policiamento Ambiental (3ª CIPA/CPA), major Edílson Cândido da Silva Sales e o capitão Luciano Lopes de Castro Telles, também foram afastados e o tenente Francisco das Chagas Cirilo Oliveira assume interinamente.
Ainda não há informações oficiais sobre o motivo do afastamento, mas o secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou ao Cidadeverde.com que medida se trata apenas de mudanças de comandos. No entanto, ainda não há substitutos para as funções e nem onde eles deverão assumir.
“Nós estamos fazendo trocas de comandos em todo estado, já fizemos em São Raimundo Nonato, Oeiras e agora em Uruçuí. Não existe nada de mais nisso”, pontuou o secretário.
O coronel Marcos Antônio Hortêncio foi subcomandante do 10º BPM desde 2019 e ano passado assumiu o comando após a saída do coronel Feitosa, que se afastou para ser candidato a prefeito em Uruçuí e atualmente é comandante de Policiamento do Cerrados. Antes, ele atuava como comandante no 7º Batalhão de Corrente.
A reportagem tentou contato com o Corregedor da Polícia Militar mas não obteve retorno.


cidade verde