Sete pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (08) após uma operação integrada das Polícias Civis de Brasília, Piauí e da Bahia. A Operação Falsa Central investiga uma organização especializada em aplicar estelionato virtual, causando prejuízo de R$ 90 mil as vítimas. As prisões aconteceram em Brasília com vítimas apontadas no Piauí.
Segundo a Polícia Civil, a investigação apontou que as vítimas recebiam a ligação onde o criminoso simulava ser de uma agência bancária, convencendo a vítima a realizar transferências para contas que pertenciam à organização ou “laranjas”.
“A investigação visou esse tipo de golpe no qual o criminoso efetua uma abordagem a vítima dizendo ser um agente bancário, que a vítima está sofrendo um ataque hacker, mas na verdade é enviado um link para vítima e a vítima dava acesso a sua conta para quadrilha. A recomendação é que a população tome muito cuidado com essas abordagens que sofrem na internet ou ligações telefônicas”, afirma o delegado Humberto Macola.
Com a deflagração da operação, a polícia deve cumprir 15 mandados judiciais, entre mandados de busca e apreensão e prisão temporária. Mais pessoas podem ser presas durante a operação.
cidade verde