O golpe mirava idosos e pessoas vulneráveis. O suspeito prometia benefícios previdenciários falsos para conseguir empréstimos em nome das vítimas, que acabavam com prejuízos financeiros.
O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina. A prisão foi realizada por equipes do Grupo de Pronto Emprego do Maranhão (GPE), da 24ª Delegacia da Polícia Civil e do 22º Batalhão da Polícia Militar.
OAB alerta para o golpe do 'falso advogado'
Os golpistas acessam dados públicos dos clientes, como nome completo e CPF, e usam fotos reais de advogados para ganhar a confiança das vítimas.
Eles dizem que o processo foi finalizado e enviam documentos falsos. Em seguida, pedem um pagamento para liberar uma suposta indenização. Logo depois que o dinheiro é depositado, os golpistas bloqueiam as vitimas. "Estamos tentando diminuir o fluxo de tempo para o prejuizo de vítimas e advogados. O 'OAB Alerta Já' é um chatbot que recebe as informações do advogado e envia os dados para o BO", afirma o presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), junto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), criou um canal para denúncias do golpe do “falso advogado”. As vítimas podem enviar informações pelo WhatsApp: (86) 3142-5856 e receber a confirmação do registro diretamente no aplicativo.
As informações são automaticamente encaminhadas para a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
G1