Na manhã desta sexta-feira (27), por volta das 9h, a guarnição do GPM de São Gonçalo do Gurguéia-PI foi acionada por populares após um caminhão pegar fogo na serra, às margens da BR-135, a cerca de 3 quilômetros da cidade.
Ao chegar ao local, os policiais constataram a veracidade da informação. O caminhão, que transportava madeira, estava completamente em chamas, com parte da carga espalhada e queimando sobre a pista, oferecendo grande risco de novos acidentes. A área foi imediatamente isolada e sinalizada, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi comunicada.
Por medida de segurança, a PRF determinou a interdição total da rodovia, devido à intensidade do incêndio e à presença da carga em combustão. A guarnição da PM de Barreiras-PI também foi acionada para dar apoio, enquanto o policial de plantão orientava os motoristas e controlava o fluxo de veículos no local.
Por volta das 11h, um indivíduo identificado pelas iniciais F.G.C., de 49 anos, aproximou-se do bloqueio visivelmente alterado, passando a proferir insultos e palavras ofensivas contra o policial. Mesmo diante da situação, ele foi informado de forma clara e educada que a via permaneceria interditada até a chegada da PRF, por se tratar de risco iminente à segurança, inclusive para sua própria família, que estaria no veículo.
Inconformado, cerca de 20 minutos depois, foi ouvido o som de pneus cantando no asfalto. Em seguida, uma caminhonete S10 prata avançou em alta velocidade, realizando manobras bruscas e perigosas contra o bloqueio policial, colocando em risco policiais, motoristas e até crianças que aguardavam fora de seus veículos.
O policial sinalizou com gestos e deu ordem de parada, a qual foi completamente ignorada. O condutor ainda jogou o veículo em direção ao bloqueio e ao policial que atuava sozinho no controle da via. Diante da injusta agressão e visando preservar vidas, o policial efetuou um disparo na roda traseira esquerda do veículo, na tentativa de cessar a ação criminosa. Ainda assim, o condutor fugiu em alta velocidade, quase atropelando várias pessoas.
A PRF, já informada sobre o ocorrido, conseguiu interceptar o veículo ainda dentro da cidade de São Gonçalo do Gurguéia. Durante a abordagem, os agentes constataram adulteração do sinal identificador do automóvel, com a placa modificada por fita isolante.
O condutor e seus familiares foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Gilbués-PI, onde foi realizado exame de corpo de delito e efetuada a prisão do suspeito. Além das medidas administrativas adotadas pela PRF, o indivíduo foi autuado pelos seguintes crimes:
Desobediência – Art. 330 do Código Penal Brasileiro
Direção perigosa em via pública – Art. 311 do Código de Trânsito Brasileiro
Desacato – Art. 331 do Código Penal Brasileiro
Adulteração de sinal identificador de veículo automotor – Art. 311, caput, do Código Penal Brasileiro
Enquanto isso, a PRF permaneceu no local do incêndio acompanhando os trabalhos. O caminhão e a carga ainda apresentavam focos de fogo sobre a pista, sem previsão imediata de liberação total da BR-135. O tráfego seguiu sendo controlado e liberado em sistema alternado até a completa normalização da situação.





