Offline
MENU
DENÚNCIA: Na iminência de estouro de casos, SESAPI retira de Corrente leitos de estabilização da ala da COVID do HRC, para Teresina
Publicado em 18/03/2021 11:59
Novidades

A SESAPI retira de Corrente pelo menos trés dos poucos leitos de estabilização que tinha no HRC, É a prova que realmente o governo não ver com muita preocupação a vida dos cidadãos aqui da região, Esses leitos foram levados para atender demanda no HGV em Teresina capital.

Se não fosse por atuação e preocupação da 2ª PJ de Corrente a população estaria sem saber até hoje(18) logo agora aqui em Corrente ha quase mil km de distancia com a iminência da explosão de uma onda de internações por covid19 na cidade, como vem ocorrendo em  todo Brasil, A SESAPI tinha como soluçao levar esses equipamentos logo aqui de Corrente, Sem dúvidas alguma isso só vem a provar o tamanho da importancia da saúde do povo daqui com as autoridades do estado em Teresina. 

Essa situação é muito preocupante logo agora em que a região vive um momento de colapso nos hospitais que podem socorrer as eventuias vitimas de covid 19 de Corrente, Como os hospitais de Bom Jesus e Floriano com seus leitos de UTI chegando em sua lotação maxima   

AS INSPEÇÕES DA 2ª PJ DE CORRENTE NO HRC 

A 2ª PJ de Corrente e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nesta quarta-feira (17/03/2021), inspeção virtual no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente.

O objetivo da inspeção foi para averiguar a desativação de leitos de estabilização no momento mais crítico da pandemia, analisar a estrutura física da unidade e a escala da equipe de profissionais que atendem a população local.

Na ocasião, a Promotora de Justiça Gilvânia Viana, Titular da 2ª PJ de Corrente, destacou a necessidade do Hospital de Corrente manter os leitos de estabilização em número suficiente para atender a demanda da comunidade. “No dia 02 de março, fomos surpreendidos com a notícia de que alguns equipamentos desses leitos de estabilização foram emprestados para outros Hospitais da rede. A SESAPI teria solicitado em caráter de empréstimo esses equipamentos desses três leitos de estabilização, isso me preocupou bastante porque estamos tendo um aumento de casos em todo Estado”, destacou.

A inspeção teve a participação da Coordenadora do CAODS, Cláudia Seabra, e de médicos do MPPI. Participaram ainda, o Diretor do HRC, Daniel Sousa; a Secretaria Municipal de Saúde de Corrente, os representantes do COREN, CREFITO e do CRM, conselheiros de saúde e Vereadores.

Durante a inspeção, contatou-se que, de fato, o HRC realocou equipamentos dos leitos de estabilização para Teresina. A SESAPI fez um ofício para o Diretor-geral da unidade, Daniel Sousa, que devido a alegada necessidade de expandir leitos de UTI do HGV, solicitou a realocação temporária para atender mais leitos de UTI. A SESAPI aguarda a chegada de novos quarenta respiradores e quarenta monitores, e assim que chegarem, haverá a reposição da retirada que foi feita no Hospital de Corrente. Por fim, ficou definido que a SESAPI providenciará 01 ambulância no prazo de trinta dias, além de equipamentos dos leitos de estabilização para repor os equipamentos que foram retirados, também no prazo de trinta dias. O encaminhamento pela SESAPI para o HRC de 05 circuitos de reservas para os ventiladores, a autorização para o diretor do hospital de contratação imediata de mais 02 fisioterapeutas e a realização de capacitação de profissionais de fisioterapia, mediante o contato da direção do Hospital com o Crefito para que seja viabilizada a capacitação.

Com Informações rede social da 2ª PJ de Corrente   

Da Redação 89 99906 8076

Comentários